Central Sul de Notícias - no Brasil e no Mundo

Domingo, 09 de Novembro de 2025

Notícias/Brasil

Brasil e China discutem rota ferroviária interoceânica ligando Pacífico à Bahia

O projeto, conhecido como Corredor Bioceânico, está em fase de estudos técnicos e, segundo ela, pode levar de cinco a oito anos para entrar em operação.

Brasil e China discutem rota ferroviária interoceânica ligando Pacífico à Bahia
CSN - (Foto: Reprodução/ Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

CSN - Central Sul de Notícias - Ag.China

Da Redação

O Brasil está negociando com a China a criação de uma nova rota interoceânica que uniria os oceanos Pacífico e Atlântico, passando pelo território brasileiro. A informação foi confirmada nesta sexta-feira pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, em entrevista à revista Carta Capital.

Publicidade

Leia Também:

Segundo Tebet, o traçado partiria do porto de Chancay, no Peru — considerado estratégico para o escoamento de produtos da América do Sul —, cruzaria o Acre e poderia atravessar estados como o Tocantins até alcançar o litoral da Bahia, conectando-se ao porto de Ilhéus por meio da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). “A ideia é fazer um traçado por baixo, pegando a região do Acre, descendo, podendo passar por Tocantins e chegar até a Bahia”, explicou a ministra.

O projeto, conhecido como Corredor Bioceânico, está em fase de estudos técnicos e, segundo ela, pode levar de cinco a oito anos para entrar em operação. A proposta surge como uma alternativa mais sustentável e eficiente em comparação às rotas rodoviárias e hidroviárias que já estão em desenvolvimento pelos governos do Brasil e do Peru.

Embora a nova ferrovia não inviabilize as rotas atuais, Tebet destaca que o modal ferroviário representa um avanço significativo. “Será algo extraordinário no sentido de desenvolvimento econômico para o interior do Brasil, para as regiões mais pobres. A ferrovia é mais sustentável, mais segura, mais barata”, afirmou.

A ministra deve acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua próxima visita oficial à China, onde os planos para a futura rota interoceânica devem ganhar novos contornos.

 
FONTE/CRÉDITOS: CSN - Central Sul de Notícias - AG.China
Comentários:
CSN - Central Sul de Notícias

Publicado por:

CSN - Central Sul de Notícias

A Central Sul de Notícias é uma moderna e conceituada agência de jornalismo do sul do país. Estamos presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de realizarmos cobertura jornalística no Brasil e No Mundo.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

A CSN agradece o seu contato. Como podemos ajudar....