Central Sul de Notícias - Integrando a notícia do Sul do País

Domingo, 20 de Abril de 2025

Notícias/Política

Câmara Municipal de Curitiba leva educação política e cidadania às escolas

Câmara de Curitiba abriu as inscrições às instituições de ensino interessadas em participar do Jogo da Eleição.

Câmara Municipal de Curitiba leva educação política e cidadania às escolas
CSN - Jogo da Eleição simula processo eleitoral; a brincadeira ensina os jovens sobre a cidadania. (Foto: Claudio Sehnem/CMC)
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

CSN - Central Sul de Notícias - por Fernanda Foggiato  - CMC

Da Redação

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) abriu as inscrições para as instituições de ensino públicas e privadas interessadas em participar Jogo da Eleição, uma ferramenta lúdica que simula o processo eleitoral. A proposta é ensinar os jovens, de maneira descomplicada, sobre questões como voto consciente, cidadania e combate à corrupção. Totalmente gratuita, a atividade pode ser realizada nas escolas ou os estudantes podem visitar o Legislativo para participar da experiência.

Publicidade

Leia Também:

A atividade é aplicada pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, com a participação de servidores de outras áreas da Câmara de Curitiba. No ano passado, todos os mediadores da ferramenta de educação política passaram por atividades de capacitação ministradas pelo Instituto Mais Cidadania, responsável pela criação do Jogo da Eleição.

Não fique de fora! Inscreva sua escola no Jogo da Eleição.

“A partir de agora, a Escola do Legislativo está pronta para aplicar o Jogo da Eleição em qualquer escola, pública ou particular, que nos procurar. A gente recomenda o jogo para maiores de 15 anos porque ele tem algumas regras eleitorais que são mais difíceis de compreender e também precisa fazer a prestação de contas. Dá pra jogar com universitários também”, explica a gestora da Escola do Legislativo, a servidora Débora Reis.  

O agendamento é feito de forma on-line, na página da Escola do Legislativo. “A gente pode tanto receber os alunos aqui na Câmara para jogar como também, se a instituição de ensino achar mais fácil, ir até os estudantes”, reforça Reis. “Nós temos dez tabuleiros e cada tabuleiro comporta até seis jogadores, então a gente pode jogar com sessenta estudantes por rodada.”  

O lançamento da iniciativa foi realizado na última sexta-feira (28). Pela manhã, a Câmara de Curitiba recebeu um grupo de 20 estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual José Busnardo, do bairro Fanny, acompanhados dos professores Eliane Nogueira Strauski e Jonas da Silva Azevedo.

À tarde, foi a vez de um grupo de 37 alunos do Colégio Estadual Professora Dirce Celestino do Amaral, do bairro Cidade Industrial de Curitiba (CIC), participar da dinâmica no auditório do anexo 2. Eles foram acompanhados da diretora da instituição, a professora Sandra Terezinha Bizusko.

O presidente da Câmara de Curitiba, Tico Kuzma (PSD), prestigiou a novidade. "O objetivo é aproximar os jovens, as pessoas, da Câmara Municipal, é vocês entenderem, através deste jogo, a importância das eleições, a importância da política. E entenderem como o resultado de uma eleição ou de uma não participação nossa numa decisão política, no dia a dia de vocês, na escola de vocês, às vezes no condomínio, que às vezes nos omitimos. E, se a gente não decide, alguém decide por nós", comentou.

O lançamento do Jogo da Eleição também foi acompanhado pelo vereador Marcos Vieira (PDT) e pelo ex-vereador Dalton Borba. O professor e advogado Roosevelt Arraes, voluntário do Instituto Mais Cidadania e um dos idealizadores do Jogo da Eleição, ressaltou a importância da Câmara de Curitiba se somar à iniciativa. “Para a gente ter respeito verdadeiro à democracia e à formação da vontade coletiva, é essencial que a gente tenha instituições que estejam próximas da população”, observou.

"Esta iniciativa da Câmara Municipal de Curitiba, através da Escola do Legislativo, de levar o Jogo da Eleição e a palestra, a discussão a respeito de um processo eleitoral que seja justo e que o cidadão também faça a sua parte, que contribua sendo honesto, não divulgando notícias falsas, é absolutamente essencial para a gente fortalecer este instrumento valioso que é a democracia, ou seja, a forma pela qual nós formamos nossa vontade coletiva em prol do bem comum”, completou.

Arraes também parabenizou a gestão da instituição e os servidores envolvidos do Jogo da Eleição, “uma atividade educacional que é interessante, é divertida e, ao mesmo tempo, promove a responsabilidade de todos”. “Acho que o jogo vem reafirmar o compromisso da Escola do Legislativo de estreitar os laços com a comunidade e ser mais ativa na participação da educação política e cidadã”, finalizou Débora Reis.

FONTE/CRÉDITOS: CSN - Central Sul de Notícias - CMC
Comentários:
CSN - Central Sul de Notícias

Publicado por:

CSN - Central Sul de Notícias

A Central Sul de Notícias é uma moderna e conceituada agência de jornalismo do sul do país. Estamos presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

A CSN agradece o seu contato. Como podemos ajudar....