CSN - Central Sul de Notícias
Da Redação
Beijing, 28 fev (Xinhua) -- A China planeja expandir sua área de cultivo de arroz de soca em aproximadamente 10 milhões de mu (666.666 hectares) até 2030, como parte dos esforços para reforçar a segurança alimentar, de acordo com o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais.
O arroz de soca, que é cultivado a partir de mudas de brotos que permanecem nos nós do restolho do arroz após a colheita da safra principal, é considerado um sistema de produção de arroz verde e eficiente em termos de recursos.
A China delineou metas em fases, medidas específicas para cada região e suporte político para otimizar a produção de arroz soca, de acordo com uma diretriz sobre o desenvolvimento do arroz de soca (2025-2030) emitida pelo ministério.
De acordo com Zhang Weijian, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, o cultivo de arroz de soca do país cobre atualmente mais de 15 milhões de mu, principalmente no curso médio e baixo do rio Yangtzé e nas regiões sudoeste e sul.
A China tem o potencial de cultivar ainda mais arroz de soca, disse Zhang, acrescentando que o clima extremo e a mecanização insuficiente são grandes desafios.
Para lidar com os fatores adversos, Zhang sugeriu fazer esforços para melhorar as variedades, fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento de máquinas agrícolas relacionadas e fornecer treinamento técnico.
Comentários: