Central Sul de Notícias - Integrando a notícia do Sul do País

Domingo, 20 de Abril de 2025

Notícias/Curitiba

Cohab sorteia 240 apartamentos no Tatuquara

A Cohab fará uma segunda chamada do sorteio para os contemplados que estiveram ausentes por motivos de saúde, pendência documental, ou por não terem respondido aos contatos da Cohab.

Cohab sorteia 240 apartamentos no Tatuquara
CSN - Cohab sorteia 240 apartamentos no Tatuquara. Foto: Rafael Silva/COHAB
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

CSN - Central Sul de Notícias - Entre lágrimas e sorrisos, Cohab sorteia 240 apartamentos no Tatuquara. Curitiba, 15/03/2025. Foto: Rafael Silva/COHAB

Da Redação

O fim de uma espera que ultrapassa dez anos está perto de acontecer. Uma das missões mais emergenciais da nova gestão da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) ganhou um importante capítulo, neste sábado (15/3), com o sorteio que definiu a ocupação do Residencial Theo Aterino, conjunto de 240 apartamentos em fase de acabamento, no Tatuquara. 

Publicidade

Leia Também:

Os contemplados e seus familiares compareceram em peso à Rua da Cidadania do Tatuquara, para participarem do sorteio que definiu o futuro lar de cada um dos 120 inscritos na fila da Cohab e dos 120 moradores que serão transferidos de áreas de risco social. A felicidade estampada nos rostos transformou o evento em uma manhã de festa, que contou com a presença do presidente da Cohab, André Baú; do administrador regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz, técnicos da Cohab, da Regional e lideranças comunitárias. 

“Um dos objetivos da nossa gestão é entregar o Theo Aterino, uma obra que enfrentou problemas nos últimos anos causando longa espera às famílias. Fizemos uma força-tarefa com a Caixa Econômica e a Cohapar e conseguimos avançar para nos próximos meses entregarmos esses imóveis. Nosso propósito é trabalhar para que a habitação chegue a quem tem que chegar, conforme determinação do prefeito Eduardo Pimentel”, ressalta Baú.


Após a definição de qual imóvel fica para cada contemplado, as próximas etapas serão as assinaturas dos contratos de aquisição e em seguida a tão sonhada entrega das chaves.

Os moradores beneficiados fazem parte da faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida, que são as pessoas de renda mais baixa. O sorteio priorizou as unidades térreas para famílias que têm pessoas com deficiência e idosos. A primeira sorteada foi a dona de casa Vanessa Vicente, 45 anos, que tem um filho com uma rara doença genética que causa atraso motor e intelectual.

“Estou muito feliz, coração nem cabe no peito. Poder sair do aluguel vai aliviar demais nossa situação financeira. Só que tem um filho especial sabe o que passamos, todos os desafios”, diz ela, que atualmente paga aluguel para morar em um apartamento no Ganchinho, com dois filhos.Lágrimas

A cena de pessoas que foram às lágrimas se repetiu algumas vezes durante o sábado. Uma delas foi a Maria Aparecida de Lima,  59 anos. Ao ouvir seu nome ser chamado ela não conteve a emoção e chorou de felicidade. Mãe da Elisa, que tem uma lesão cerebral, ela trabalha como diarista e paga aluguel de R$ 1.000 por mês. Como recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC) por conta da doença da filha, pelas regras do programa habitacional Aparecida não vai precisar pagar prestações pelo imóvel.

“Estou chorando de alegria, são tantos anos esperando por esse dia e agora está cada vez mais perto. Vai ser maravilhoso para nós, deixar de pagar aluguel e pagar somente o condomínio de um apartamento que será meu. Minha filha é cadeirante, usa fraldas, ter essa tranquilidade do imóvel próprio vai me dar mais forças para cuidar dela cada vez melhor”, disse ela.

 

A aposentada Neusa Simão, 66 anos, também chorou bastante ao ter seu nome sorteado. Após anos morando de forma irregular no Parolin, ela precisou se mudar por conta das péssimas condições em que estava a casa e hoje paga aluguel de R$ 1.300 para viver com o filho no Sítio Cercado.

“Logo ele vai se casar, então esse apartamento não poderia vir em melhor hora, pois vou passar a viver sozinha. São tantos anos esperando, mas Deus sabe o momento certo das coisas. Eu nunca desisti, sempre tive fé e sei que logo estarei de casa nova”, comemora.

Ausentes

A Cohab fará uma segunda chamada do sorteio para os contemplados que estiveram ausentes por motivos de saúde, pendência documental, ou por não terem respondido aos contatos da Cohab.

Fala Curitiba

Quem esteve presente no sorteio, teve a oportunidade de participar do Fala Curitiba. O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) levou ao local sua unidade móvel da consulta pública, para os moradores darem sugestões à Prefeitura de como investir parte dos recursos arrecadados para melhorar a vida da coletividade

FONTE/CRÉDITOS: CSN - Central Sul de Notícias - COHAB
Comentários:
CSN - Central Sul de Notícias

Publicado por:

CSN - Central Sul de Notícias

A Central Sul de Notícias é uma moderna e conceituada agência de jornalismo do sul do país. Estamos presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

A CSN agradece o seu contato. Como podemos ajudar....