Central Sul de Notícias - Integrando a notícia do Sul do País

Sexta-feira, 21 de Marco de 2025

Notícias/Internacional

concorrentes da Starlink iniciam disputa para dominar Internet via satélite no Brasil

A China lançou um recorde de 263 satélites LEO no ano passado em uma tentativa de rivalizar com a empresa de Musk. O governo brasileiro vê a concorrência para a Starlink como positiva, pois busca Internet de alta velocidade para áreas distantes preferencialmente mais barata.

concorrentes da Starlink iniciam disputa para dominar Internet via satélite no Brasil
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
CSN - Central sul de Notícias - Sputnik
A rede de comunicações Starlink do bilionário sul-africano Elon Musk está enfrentando desafios cada vez mais rígidos ao seu domínio da Internet via satélite de alta velocidade, incluindo de empresas chinesas e de um serviço financiado pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos.
 
Publicidade

Leia Também:

A SpaceSail, uma empresa sediada em Xangai, assinou um acordo para entrar no Brasil e está em negócios  com mais de 30 países. Dois meses após o acordo, a empresa já começou a operar no Cazaquistão.
Mas não são apenas as empresas chinesas  as interessadas no mercado brasileiro. Recentemente o Brasil também iniciou negociações com o serviço de Internet Project Kuiper de Jeff Bezos e a Telesat do Canadá.
 
Desde 2020, a Starlink lançou mais satélites em órbita baixa da Terra (LEO, na sigla em inglês) do que todos os seus concorrentes juntos, fornecendo Internet de alta velocidade para áreas remotas e militares em guerra  e esta liderança de Musk no espaço tem sido vista por governos e analistas como uma ameaça, aquecendo o investindo em sistemas rivais e pesquisas militares.
 
China lançou um recorde de 263 satélites LEO no ano passado em uma tentativa de rivalizar com a empresa de Musk. O governo brasileiro vê a concorrência para a Starlink como positiva, pois busca internet em alta velocidade  para áreas distantes preferencialmente mais barata.  Segundo a Reuters, poucos rivais internacionais têm a mesma ambição que a SpaceSail de Xangai. A empresa planeja lançar 648 satélites LEO neste ano e até 15.000 até 2030. A Starlink tem cerca de 7.000 satélites e pretende operar 42.000 até o final da década.
Encontro entre o então presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, o empresário Elon Musk, dono da SpaceX, sobre a parceria para fornecimento de Internet via satélite pela empresa na Região Amazônica. Porto Feliz, 20 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2024
 
A constelação Qianfan da SpaceSail marca o primeiro avanço internacional da China na banda larga via satélite. Pequim planeja lançar 43.000 satélites LEO nas próximas décadas. Se por um lado a ocupação da órbita baixa da Terra pelos satélites de Musk preocupa o "mercado", os formuladores de políticas ocidentais se preocupam ainda mais com a China, argumentando que é uma qestão de "segurança".
 
Em um cenário de disputa hegemônica entre EUA e China pela liderança tecnológica em diversos setores, pesquisadores do Conselho de Política Externa dos Estados Unidos sugerem que Washington deve aumentar a cooperação com nações do Sul Global para contestar a incursão da China no domínio digital .
 
A rápida expansão da Starlink e seu uso no conflito em curso na Ucrânia atraíram a atenção de pesquisadores militares chineses, levando a um financiamento significativo para redes de satélite rivais. A China está desenvolvendo ferramentas para rastrear a constelação da Starlink, com pesquisas focadas em redes de satélite de baixo custo  e sistemas de comunicação de baixa latência.
Comentários:
CSN - Central Sul de Notícias

Publicado por:

CSN - Central Sul de Notícias

A Central Sul de Notícias é uma moderna e conceituada agência de jornalismo do sul do país. Estamos presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

A CSN agradece o seu contato. Como podemos ajudar....