CSN - Central Sul de Notícas -Secom
A clínica odontológica da Unidade de Saúde Irmã Tereza Araújo, no bairro Boqueirão, está utilizando um método diferente para incentivar as crianças a ter o hábito de cuidar da saúde bucal desde cedo.
O trabalho é realizado pela dentista Sheila Holzmann Gaio e pela agente comunitária de saúde Eliana Cristina da Silva. Juntas, elas comandam o projeto Fada do Dente, que de uma forma lúdica e com suavidade aborda com as crianças um assunto sério: a necessidade de fazer a higiene bucal com fio dental e escovação para ter uma dentição sadia.
Sheila explicou que o trabalho com os pequenos sempre foi feito de forma lúdica, mas desde o ano passado surgiu a figura da Fada de Dente, incorporada pela agente de saúde Eliana Cristina da Silva, que veste a fantasia do personagem e desperta a curiosidade dos pequenos.
“Além de você mexer com o imaginário das crianças, nós inserimos boas práticas de saúde bucal, como incentivá-las a escovar os dentes após as refeições. As crianças têm uma resposta muito boa com a presença lúdica e imaginária da fada. Começam a perder o medo de vir no dentista”, explicou Sheila.
Bocas grandes
Além de ser realizado na unidade de saúde, também foi levado para as escolas da região. A fada e a dentista utilizam grandes bocas de papelão com dentes. Os dentes podem ser sadios ou lesionados, dependendo dos cuidados. Uma grande escova de dentes também faz parte dos artefatos para exemplificar a higiene bucal.
“Nós atuamos em CMEIs e outros locais. Inclusive, fomos para Brasília, participar de uma comemoração de 20 anos de saúde bucal. Nosso trabalho foi escolhido para ser apresentado lá”, citou Sheila.
O trabalho da dupla curitibana foi apresentado na capital federal no ano passado, em comemoração aos 20 anos de Política de Saúde Bucal Brasil Sorridente.
Perdeu o medo
O trabalho tem surtido efeito. O menino Mateus Araújo Alves, 7 anos, não tem medo de ir ao consultório dentário e aprendeu a lição com a Fada do Dente.
“A fada me ensinou a escovar os dentes. Quando perdi um dente, ela disse para colocar embaixo do travesseiro e eu ganhei uma moeda. Eu não tenho medo de dentista”, disse o menino.
Aline Souza Araújo, mãe de Mateus, explicou que o projeto Fada do Dente ajudou o menino a perder o medo de sentar na cadeira da dentista.
Comentários: