Curitiba é uma das cidade mais sustentáveis da América Latina – de acordo com o ranking Cidades Sustentáveis, publicado pela revista canadense Corporate Knights que avalia a sustentabilidade ambiental de 50 cidades do mundo.
Além de Curitiba, São Paulo, Buenos Aires, Cidade do México, Ottawa, Seattle, São Francisco, Berlim, Oslo, Estocolmo, Londres, Paris, Madri, Pequim, Xangai, Tóquio, Singapura e Sydney e outras 32 cidades participaram desse ranking.
Curitiba verde
A capital paranaense tem se destacado no cenário nacional e internacional pela referência em planejamento para a sustentabilidade, o que resultou no recebimento de diversos prêmios nacionais e internacionais. Curitiba segue demonstrando a sua preocupação com o meio ambiente, e está fortalecendo o seu título de “Capital Ecológica”, com atuações em todas as esferas do Plano Urbano Sustentável, destacados na gestão da cidade desde a década de 90.
A Prefeitura de Curitiba conta com uma plataforma exclusiva para apresentar detalhes dos indicadores e seus planejamentos na execução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O site mostra o mapeamento dos programas da Prefeitura, o plano estratégico alinhado a cada um dos 17 ODS e as metas a serem atingidas até 2030.
Outro fator que faz de Curitiba uma capital de destaque no âmbito da sustentabilidade, foi o reconhecimento como a cidade mais verde do país e da América Latina no relatório Green City (Índice Verde de Cidades), realizado pela Siemens com a Economist Intelligence Unit . Curitiba está entre as cidades que menos emitem carbono, à frente de Sydney, na Austrália, e San Francisco, nos Estados Unidos.
Comentários: