Central Sul de Notícias - no Brasil e no Mundo

Domingo, 09 de Novembro de 2025

Notícias/Curitiba

Curitiba terá campanha contra câncer de mama animal

Em primeiro turno, Câmara de Curitiba aprova projeto de lei para criar campanha Outubro Rosa Pet.

Curitiba terá campanha contra câncer de mama animal
CSN - Conforme a autora, Andressa Bianchessi, o câncer de mama atinge 45% das fêmeas caninas e 30% das felinas. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

CSN - central Sul de Notícias - CMC

Da Redação

Nesta segunda-feira (18), em primeiro turno unânime, o plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concordou com a criação do Outubro Rosa Pet, campanha de conscientização ao câncer de mama animal. “Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o câncer de mama atinge 45% das fêmeas caninas e 30% das felinas, sendo que 20% dos casos são diagnosticados tardiamente”, alertou a autora do projeto de lei, vereadora Andressa Bianchessi (União). De acordo com ela, 85% dos tumores são malignos.

Publicidade

Leia Também:

Bianchessi reforçou que o câncer de mama animal atinge animais de qualquer idade, mas, em especial, os não castrados. A vereadora também denunciou casos de abandono quando há o diagnóstico da doença, devido ao custo do tratamento veterinário. Com 23 votos positivos na análise em primeiro turno, a proposta retorna à pauta, na sessão desta terça-feira (19), para a confirmação em plenário.

A campanha reuniria ações para conscientizar a população sobre a saúde animal, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama animal. A ideia é que, durante o Outubro Rosa Pet, sejam divulgadas informações sobre o câncer de mama animal e demais patologias mamárias; os serviços de saúde animal gratuitos disponíveis à população; os riscos e efeitos colaterais do uso indiscriminado de fármacos contraceptivos hormonais. O projeto também propõe a conscientização sobre a importância da adoção de animais, desestimulando a compra em pet shops.

As ações seriam realizadas em parceria com clínicas veterinárias e organizações da sociedade civil. Celebrada anualmente no mês de outubro, a campanha faria parte do calendário oficial de eventos de Curitiba (005.00006.2025). Se confirmada em plenário e sancionada pelo prefeito, a lei começa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Município (DOM). 

Vereadores debatem políticas públicas: “Para cada 3 curitibanos, 1 cão”

Na discussão do projeto de lei, Andressa Bianchessi reforçou a importância das políticas públicas voltadas à saúde e ao bem-estar animal, efetivando-se o conceito da saúde única. “Para cada 3 curitibanos, nós temos 1 cão”, citou. Assim como o Outubro Rosa salvou milhares de vidas, o Outubro Rosa Pet poderá fazer o mesmo pelos animais.”

Com mutirões gratuitos da Prefeitura de Curitiba, a autora frisou que a castração é uma medida eficaz na prevenção do câncer de mama em fêmeas caninas e felinas, além de benéfica ao controle populacional. “Até nove anos, seu cão pode ser castrado”, esclareceu. Durante o debate da criação da campanha, mais 11 vereadores se manifestaram sobre a importância das políticas públicas de proteção dos direitos dos animais.

“50% dos cães idosos morrem por conta do câncer. Então olha como é importante a prevenção, [...] a castração precoce, as consultas veterinárias, a alimentação adequada”, ponderou Renan Ceschin (Pode). “Sou super a favor [à campanha], vou ajudar a divulgar após a aprovação”, garantiu a Delegada Tathiana Guzella (União), reforçando a importância da adoção responsável e do bem-estar animal.

 “Quando a gente fala de questões de saúde, é exatamente a lógica para que deveria servir o nosso calendário oficial”, avaliou Laís Leão (PDT). “Nós temos essa visão que os animais são membros da família, [...] e não uma propriedade”, continuou Meri Martins (Republicanos). Rafaela Lupion (PSD) reforçou o debate mundial sobre a saúde única, em que as saúdes humana, dos animais e o meio ambiente estão correlacionados.

Para Carlise Kwiatkowski (PL), a campanha será importante principalmente para levar informações às famílias em situação de vulnerabilidade. “A prevenção é o melhor caminho, é o caminho mais barato”, disse Marcos Vieira (PDT). “O Brasil é o terceiro país do mundo com mais pets”, declarou a Sargento Tânia Guerreiro (Pode).

Conforme Nori Seto (PP), o projeto vem de encontro à lei municipal 16.380/2024, que modernizou a redação da Política de Proteção Animal de Curitiba para incluir o bem-estar às diretrizes da legislação. Serginho do Posto (PSD) se somou ao debate, em apoio à causa animal. João da 5 Irmãos (MDB) também falou da orientação à população e das ações de castração gratuita, em especial nas periferias de Curitiba.

FONTE/CRÉDITOS: CSN - Central Sul de Notícias - CMM
Comentários:
CSN - Central Sul de Notícias

Publicado por:

CSN - Central Sul de Notícias

A Central Sul de Notícias é uma moderna e conceituada agência de jornalismo do sul do país. Estamos presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de realizarmos cobertura jornalística no Brasil e No Mundo.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

A CSN agradece o seu contato. Como podemos ajudar....