CSN - Central Sul de Notícias - Sputnik
Da Redação
Os Estados Unidos impuseram sanções contra o presidente colombiano Gustavo Petro, a quem o presidente americano Donald Trump acusou anteriormente de envolvimento no tráfico de drogas, informou o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês) do Departamento do Tesouro dos EUA.
Publicidade
Também foram sancionados o filho do presidente, Nicolás Petro Burgos; a primeira-dama, Verónica Alcocer; e o ministro do Interior, Armando Benedetti.
"Os seguintes indivíduos foram adicionados à Lista SDN do OFAC: ALCOCER GARCIA, Veronica del Socorro... BENEDETTI VILLANEDA, Armando Alberto... PETRO BURGOS, Nicolas Fernando... PETRO URREGO, Gustavo Francisco", anunciou o OFAC em suas últimas designações antidrogas.
"De fato, a ameaça de Bernie Moreno [senador republicano dos EUA de origem colombiana] foi cumprida; minha esposa, meus filhos e eu fomos incluídos na lista do OFAC. Meu advogado de defesa será Dany Kovalik, dos EUA", afirmou em sua conta nas redes sociais.
"Combater o narcotráfico há décadas e, efetivamente, me traz esta medida do governo da sociedade que tanto ajudamos a impedir o uso de cocaína. Um grande paradoxo, mas nem um passo para trás e nunca de joelhos."
Nas últimas semanas, os Estados Unidos têm usado repetidamente suas Forças Armadas para destruir embarcações no mar do Caribe que supostamente transportavam drogas. Comentando sobre a destruição de uma dessas embarcações pelas forças americanas em 16 de setembro, Gustavo Petro declarou que os norte- americanos cometeram assassinato e violaram a soberania colombiana ao atacar um barco de pesca em suas águas.
Em seguida, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a suspensão de todos os pagamentos ou subsídios à Colômbia e exigiu que Petro suspendesse imediatamente a produção de drogas no país, para que os EUA não "fizessem isso por ele". O líder colombiano, por sua vez, negou as acusações de Trump de envolvimento no tráfico de drogas.
FONTE/CRÉDITOS: CSN - Central Sul Notícias


Comentários: