Central Sul de Notícias - Integrando a notícia do Sul do País

Quarta-feira, 19 de Marco de 2025

Notícias/Curitiba

Guarda Municipal terá trabalho integrado com polícias para combate ao tráfico e identificação dos criminosos no Centro

O secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, também reforçou o compromisso com a segurança. “Vamos atuar no restabelecimento da ordem e no fortalecimento da segurança no Centro”, disse

Guarda Municipal terá trabalho integrado com polícias para combate ao tráfico e identificação dos criminosos no Centro
Prefeito Eduardo Pimentel participa de reunião sobre a Operação Integrada Centro Seguro, com o secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, o secretário estadual de Segurança Pública, Hudson Teixeira, e demais autoridades da área de segurança pú
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

CSN - Central Sul de Notícias

Da Redação -Secom

A Operação Integrada Centro Seguro, que vai reforçar a segurança em toda região central de Curitiba, terá início na próxima segunda-feira (17/2), com o reforço do policiamento e trabalho em conjunto das polícias Militar, Civil e Guarda Municipal. Na manhã desta segunda-feira (10/2), o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, conduziu uma reunião de trabalho no Salão Nobre da Prefeitura de Curitiba para definir detalhes da operação.

Publicidade

Leia Também:

Ao lado do secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira, e outras autoridades do setor, o prefeito liderou o alinhamento das estratégias e prioridades da iniciativa, que está no inserida no pacote de ações do Plano Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba.

“Temos uma grande missão que é o Centro Seguro. Nessa área, vamos atuar em duas grandes frentes, identificar os criminosos que atuam na região central, aproveitando-se da vulnerabilidade das pessoas em situação de rua, e intensificar o acolhimento daqueles que, por dependência química ou questões de saúde mental, estão nessa condição”, afirmou o prefeito.

Além disso, Eduardo Pimentel destacou a importância de combater o tráfico de drogas e fortalecer a integração entre as forças policiais estaduais e municipais, aprimorando o compartilhamento de informações.

O secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, também reforçou o compromisso com a segurança. “Vamos atuar no restabelecimento da ordem e no fortalecimento da segurança no Centro”, disse. Segundo Teixeira, a operação será gradual e integrada, cobrindo todo o perímetro central já no primeiro mês.

O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Martins, destacou a importância da criação da Comissão de Redesenvolvimento da Região Central. "Isso mexeu com toda a cidade, não só com quem mora ou trabalha no Centro, mas com todo curitibano que tem uma relação com o Centro da cidade", afirmou Martins, que atua como coordenador da Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba

Como vai funcionar

A Operação Integrada Centro Seguro terá início no dia 17 de fevereiro, no Largo da Ordem, e será dividida em fases. A primeira contará com o reforço do policiamento na área central, com presença constante das forças de segurança estaduais e municipais. O foco inicial será a identificação de criminosos e o combate aos crimes de furto, roubo e tráfico de drogas, que têm maior incidência na região.

Sem data definida para término, a ação será contínua, utilizando não apenas ações de policiamento ostensivo, mas um trabalho de inteligência integrado entre as forças de segurança.

O objetivo é restabelecer a ordem e proporcionar mais segurança aos moradores, comerciantes e frequentadores do Centro de Curitiba. “Com muita determinação e respeito, vamos reafirmar nosso compromisso com a população de Curitiba”, disse o secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna.

Representando o Ministério Público, o promotor de justiça Ricardo Casseb Lois, que atua no Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp), disse que a instituição vê com bons olhos a iniciativa de integração da operação, que visa atacar justamente o elo entre a criminalidade e os problemas sociais existentes na região central.

A presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Centro Cívico, Valéria Prochmann, elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Nós estamos apoiando, faremos tudo o que for possível para que haja êxito, para que essa operação Centro Seguro alcance sucesso e traga excelentes benefícios para todos”, disse ela, que estava acompanhada de outros líderes comunitários e representantes da rede empresarial do Centro Histórico.

Presenças

Participaram da reunião o delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Paraná, Riad Braga Farhat; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jefferson Silva; o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior; o coordenador regional da Polícia Penal do Paraná, Márcio Zapchon; o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; o presidente da Fundação de Ação Social, Renan de Oliveira Rodrigues; o secretário municipal da Comunicação Social, Marc Sousa; o chefe de gabinete do prefeito, Ricardo Andreazza; a presidente do Conselho Comunitário de Segurança do São Francisco, Anna Maria Kieckbusch; o representante da rede empresarial do Centro Histórico, Jorge Tomatto; além de Vilma Kurth Heussinger, do projeto Centro Seguro, e Malu Gomes, presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Área Central

FONTE/CRÉDITOS: CSN - Central Sul de Notícias
Comentários:
CSN - Central Sul de Notícias

Publicado por:

CSN - Central Sul de Notícias

A Central Sul de Notícias é uma moderna e conceituada agência de jornalismo do sul do país. Estamos presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

A CSN agradece o seu contato. Como podemos ajudar....