Central Sul de Notícias - no Brasil e no Mundo

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Notícias/Curitiba

Hospital Veterinário fornece gratuitamente medicação para esporotricose

Desde janeiro deste ano, a Rede de Proteção Animal já fez 14. 535 cirurgias de castração gratuitas de cães e gatos em eventos promovidos pela Prefeitura de Curitiba.

Hospital Veterinário fornece gratuitamente medicação para esporotricose
CSN - Hospital Veterinário Municipal passa a fornecer gratuitamente medicação para o tratamento da esporotricose. FOTO: Isabella Mayer/SECOM
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

CSN - Central Sul de Notícias - Secom

Da Redação

O Hospital Veterinário Municipal São Francisco de Assis, no Taboão, passa a oferecer gratuitamente a medicação para o tratamento da esporotricose em gatos atendidos no local. A medida é fruto de uma ação conjunta da Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria Municipal da Saúde, e da Rede de Proteção Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. 

Publicidade

Leia Também:

Antes, os moradores com gatos atendidos no Hospital Veterinário Municipal e diagnosticados com esporotricose tinham que se deslocar até a Unidade de Vigilância de Zoonoses, na CIC, para retirar gratuitamente o antifúngico para o tratamento dos animais.

De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, esse é mais um avanço nos serviços oferecidos pelo Hospital Municipal Veterinário e que deixa o atendimento e tratamento dos gatos mais rápido. 

“A esporotricose é uma doença fúngica que pode ser transmitida do gato infectado para outros gatos e até para as pessoas, principalmente por arranhões e mordidas, por isso o tratamento rápido ajuda a mitigar a propagação”, disse Evaristo. 

Segundo a Unidade de Vigilância de Zoonoses, no ano passado, 71,2% dos gatos diagnosticados com esporotricose e que receberam os medicamentos eram machos e destes 44,5% não estavam castrados. Por isso é também muito importante a castração destes animais.

Castração

Desde janeiro deste ano, a Rede de Proteção Animal já fez 14. 535 cirurgias de castração gratuitas de cães e gatos em eventos promovidos pela Prefeitura de Curitiba. Desde janeiro, já foram feitos 44 eventos de castração pelos bairros da cidade.

A intenção da Rede de Proteção Animal é fazer 100 mil castrações até 2028. No mês de junho, haverá novos mutirões de castração de cães e gatos nas regionais Boa Vista, Pinheirinho, Cajuru, Portão/Fazendinha, Matriz, Bairro Novo e castração pediátrica no Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC), da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Os agendamentos já estão abertos e as inscrições gratuitas devem ser feitas no site da Rede de Proteção Animal, na área de eventos.

 
FONTE/CRÉDITOS: CSN - Central Sul de Notícias - Secom
Comentários:
CSN - Central Sul de Notícias

Publicado por:

CSN - Central Sul de Notícias

A Central Sul de Notícias é uma moderna e conceituada agência de jornalismo do sul do país. Estamos presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de realizarmos cobertura jornalística no Brasil e No Mundo.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

A CSN agradece o seu contato. Como podemos ajudar....