Central Sul de Notícias - no Brasil e no Mundo

Domingo, 09 de Novembro de 2025

Notícias/Curitiba

Padroeiro da internet: Curitiba pode ganhar Dia de São Carlo Acutis

Segundo o projeto de lei, a ideia é que, além de homenagear São Carlo Acutis, sejam realizadas ações educativas voltadas à segurança digital e à proteção integral da infância e da juventude

Padroeiro da internet: Curitiba pode ganhar Dia de São Carlo Acutis
CSN - Central Sul de Notícias - Foto;Proposta reconhece São Carlo Acutis como padroeiro da internet e institui data em Curitiba. (Foto: Vatican News)
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Está em discussão, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a criação do “Dia de São Carlo Acutis, Padroeiro da Internet e Anjo da Juventude”. A data seria celebrada anualmente, em 7 de setembro, lembrando o dia em que ele foi canonizado pelo papa Leão XIV. A proposta é do vereador Lórens Nogueira (PP), em coautoria com Tico Kuzma (PSD) e Rafaela Lupion (PSD), e homenageia a vida do adolescente católico que faleceu aos 15 anos de idade.

Segundo o projeto de lei, a ideia é que, além de homenagear São Carlo Acutis, sejam realizadas ações educativas voltadas à segurança digital e à proteção integral da infância e da juventude, para ampliar a conscientização sobre os riscos enfrentados por crianças e adolescentes no ambiente digital. Lórens Nogueira, Tico Kuzma e Rafaela Lupion sugerem que as atividades sejam realizadas por órgãos públicos e entidades civis que atuem na proteção de menores (005.00659.2025).

“Desde a infância, [Carlo Acutis] destacou-se por sua fé sólida, devoção à Eucaristia e espírito de caridade. Carlo sempre colocou sua espiritualidade em primeiro lugar, afirmando que ‘a Eucaristia é a minha estrada para o céu’”, justificou Lórens Nogueira, no projeto de lei. O primeiro santo millennial teve leucemia e faleceu em 12 de outubro de 2006, na cidade italiana de Monza. 

Cura de um menino brasileiro foi 1º milagre de Carlo Acutis

O milagre que levou à beatificação de Carlo Acutis, pelo papa Francisco, em 2020, remete ao Brasil. Trata-se de um caso ocorrido no ano de 2013, quando uma criança brasileira, de 3 anos de idade, com uma doença rara no pâncreas, superou a condição após sua família levá-la a uma igreja onde estava exposta uma relíquia de Carlo Acutis - o pedaço de uma de suas camisetas. Na noite desse dia, o jovem Matheus, que até então só tinha ingerido comida líquida, fez uma refeição sólida e exames posteriores mostraram seu pâncreas curado.

O segundo milagre atribuído a Carlo Acutis, que levou à canonização do “padroeiro da internet”, foi a recuperação de uma jovem costarriquenha que entrou em coma após um grave acidente de bicicleta em 2022. Valeria Valverde despertou e voltou a falar, sem sinais de lesão cerebral, após sua mãe peregrinar ao túmulo do santo millennial, em Assis, na Itália. O fato foi classificado como o segundo milagre de Acutis pela Igreja Católica em 2024, com a cerimônia que o consagrou como Santo Carlo Acutis, sendo celebrada pelo papa Leão XIV em 7 de setembro de 2025.

Além dos milagres, os vereadores de Curitiba destacam, na justificativa do projeto de lei, o sucesso de Carlo Acutis em utilizar a tecnologia como meio de evangelização, criando o site Miracoli Eucaristici, no qual catalogou e divulgou milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja Católica, além de aparições marianas. Esse trabalho se tornou a exposição internacional “Milagres Eucarísticos”, composta por mais de 160 painéis, traduzida em diversos idiomas, sendo até hoje utilizada como material pedagógico pastoral. 

Publicidade

Leia Também:

“Carlo Acutis foi capaz de mostrar ao mundo que a tecnologia, quando bem utilizada, pode ser um poderoso instrumento de fé, solidariedade e transformação social. Sua memória continua a inspirar adolescentes, famílias e comunidades, demonstrando que a santidade não é incompatível com a modernidade, mas pode florescer no cotidiano digital”, finaliza Lórens Nogueira, autor do projeto. 

O projeto de lei foi protocolado no dia 16 de maio e já está tramitando nas comissões temáticas da Câmara de Curitiba. Se aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo prefeito, o projeto entra em vigor no dia de sua publicação. Confira na imagem abaixo como é o trâmite de um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba. 

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.

FONTE/CRÉDITOS: CSN - Central Sul de Notícias - CMC
Comentários:
CSN - Central Sul de Notícias

Publicado por:

CSN - Central Sul de Notícias

A Central Sul de Notícias é uma moderna e conceituada agência de jornalismo do sul do país. Estamos presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de realizarmos cobertura jornalística no Brasil e No Mundo.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

A CSN agradece o seu contato. Como podemos ajudar....