Central Sul de Notícias - Integrando a notícia do Sul do País

Sexta-feira, 21 de Marco de 2025

Notícias/Palmeiras

Palmeiras: CBF reage à punição da CONMEBOL contra o Cerro Porteño

A confederação Sul-americana puniu o Cerro com multa de 50 mil dólares, obrigação de publicar uma campanha de conscientização contra o racismo nas redes sociais e portões fechados para a torcida do Cerro Porteño na Libertadores sub-20 deste ano.

Palmeiras: CBF reage à punição da CONMEBOL contra o Cerro Porteño
CSN - palmeiras online - Sede da CBF no Rio de Janeiro
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Assista a entrevista do atleta Luighi do Palmeiras sobre o ocorrido

CSN - Central Sul de Notícias - Por  Lucas Henrique Santos Noronha

Publicidade

Leia Também:

Na última quinta-feira (6 de março) em jogo pela Libertadores Sub-20, Luighi, do Palmeiras, sofreu racismo de um torcedor do Cerro Porteño. O caso gerou revolta nacional e a CONMEBOL anunciou neste domingo (9) as medidas que serão tomadas.

Entretanto, assim como o Palmeiras, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou uma nota deixando claro a ineficiência das medidas tomadas pela CONMEBOL.

A confederação Sul-americana puniu o Cerro com multa de 50 mil dólares, obrigação de publicar uma campanha de conscientização contra o racismo nas redes sociais e portões fechados para a torcida do Cerro Porteño na Libertadores sub-20 deste ano.

A CBF demonstrou indignação, principalmente pelo fato de o time paraguaio ter só mais um jogo nesta edição da Libertadores e por isso será punido com apenas um jogo sem torcida. Além disso, alegou que “adotará todas as medidas cabíveis face ao descumprimento do Protocolo Global Antirracismo da FIFA pela Conmebol”

Confira a nota da CBF na íntegra:

Confederação Brasileira de Futebol, embora ainda não tenha sido notificada sobre a denúncia que ofereceu em face do Club Cerro Porteño (Paraguai), em razão dos crimes cometidos pelos seus torcedores contra os atletas Luighi e Figueiredo da Sociedade Esportiva Palmeiras, vem registrar sua inteira indignação com a decisão da Comissão Disciplinar da Conmebol em razão da sua completa inefetividade.

decisão não combate com o rigor necessário a discriminação racial ocorrida, mas, lamentavelmente, incentiva a prática de novos atos criminosos ante a ineficácia das penalidades aplicadas – sobretudo a um clube reincidente -, porque só atinge a equipe sub-20 do Clube denunciado que está muito provavelmente apenas a um jogo de encerrar sua participação na competição, tornando a já insignificante penalidade, sem serventia.

O racismo no esporte, além de ser uma afronta à dignidade humana, compromete os valores de respeito, inclusão e igualdade que devem nortear as competições esportivas.

A CBF tem reforçado continuamente sua política de tolerância zero contra atos discriminatórios e adotará todas as medidas cabíveis face ao descumprimento do Protocolo Global Antirracismo da FIFA pela Conmebol, cuja aplicação é obrigatória conforme a Circular nº 1884, enviada em 16 de maio de 2024, para todas as 211 (duzentas e onze) associações membros da FIFA. Rio de Janeiro, 09 de março de 2025”

FONTE/CRÉDITOS: CSN - Central Sul de Notícias - Palmeiras Online
Comentários:
CSN - Central Sul de Notícias

Publicado por:

CSN - Central Sul de Notícias

A Central Sul de Notícias é uma moderna e conceituada agência de jornalismo do sul do país. Estamos presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

A CSN agradece o seu contato. Como podemos ajudar....