CSN Central Sul de Notícias
Da Redação
Neto do ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel, o atual vice-prefeito da capital paranaense, Eduardo Pimentel (PSD), vem liderando a disputa eleitoral em Curitiba com uma certa folga. O candidato tem como slogan de campanha a frase “ Sou Novo mas não sou Novato”.
O candidato do PSD, segundo as pesquisas, está isolado na liderança, com 32,1% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Luciano Ducci (PSB) com 16% e Ney Leprevost (União) com 12,5%. Como a margem de erro de 3,5 pontos percentuais, os dois estão empatados tecnicamente.
O eleitor curitibano ainda está naquela fase de ouvir as propostas dos candidatos. O vice-prefeito leva vantagem porque herda o voto dos eleitores do prefeito Rafael Greca. A cidade, segundo a opinião pública, está organizada e oferece segurança.
Desafios
A capital paranaense, em tempos recentes, foi referendada como modelo de planejamento urbano. Por outro lado, não adianta enfeitar a cidade e esquecer os moradores que vivem nas regiões pobres da cidade. Nestes endereços; falta água encanada, luz, calçadas, asfaltos, postos de saúde, creches e segurança. O transporte urbano também é bem deficitário.
O candidato eleito vai ter dar uma atenção especial para área social. A capital paranaense não é uma ilha de prosperidade no Brasil. A desigualdade permanece um dilema. O número de pessoas em situação de pobreza aumentou 55% em 10 anos, saltando de 308.873 em 2012 para 479.895 em 2021. Também se verificou um crescimento de pessoas em situação de extrema pobreza no mesmo período, passando de 52.957 para 91.941 pessoas. Como se não bastasse, a renda dos mais pobres caiu no período, de R$ 714 para R$581.
Pesquisa para prefeito de Curitiba:
Eduardo Pimentel (PSD): 33,4%
Luciano Ducci (PSB): 17,8%
Ney Leprevost (União Brasil): 10,7%
Roberto Requião (Mobiliza): 9,4%
Cristina Graeml (PMB): 4,8%
Maria Victoria (PP): 2,7%
Luizão Goulart (Solidariedade): 2,3%
Professora Andrea Caldas (PSOL): 1,0%
Felipe Bombardelli (PCO): 0,8%
Ninguém/Branco/Nulo: 5,2%
NS/NR/Indeciso: 11,9%
Comentários: