Central Sul de Notícias - no Brasil e no Mundo

Domingo, 12 de Outubro de 2025

Notícias/AgroNegócios

Presidente da CNA apresenta situação das estradas vicinais do Brasil

João Martins participou da abertura do evento de lançamento do estudo com diagnóstico da situação

Presidente da CNA apresenta situação das estradas vicinais do Brasil
CSN -
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

CSN - Central Sul de Notícias - CNA

Brasília  – Na abertura do evento de lançamento do estudo “Panorama das Estradas Vicinais no Brasil: qualidade de vida para as populações rurais”, o presidente da CNA, João Martins, disse que é preciso mostrar ao país a realidade das estradas vicinais.

O evento reuniu, na sede da CNA, na quarta (8), parlamentares, lideranças e representantes do setor produtivo, presidentes de Federações estaduais de agricultura e pecuária, diretores do Sistema CNA/Senar e convidados.

Publicidade

Leia Também:

“Temos que mostrar ao governo, aos deputados, aos senadores, e a todas as autoridades, a realidade das nossas estradas vicinais”, afirmou Martins ao discursar na abertura do evento.

João Martins ressaltou como estradas vicinais afetam todos os produtores rurais, principalmente os pequenos. O presidente da CNA citou o exemplo de pequenos produtores de leite que, muitas vezes, transportam o leite para a cidade. E que o custo do transporte com a manutenção dos veículos devido a qualidade das vicinais afeta toda a rentabilidade dos produtores.

João Martins e o presidente da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística da CNA, Mário Borba, entregaram o documento aos deputados federais Tião Medeiros (PP/PR), Rafael Simões (União/MG), Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), Cobalchini (MDB/SC) e Márcio Honaiser (PDT/MA).

Prejuízos – Em seu discurso na abertura, o deputado Tião Medeiros (PP/PR), que é o coordenador da Comissão de Infraestrutura e Logística da Frente Parlamentar da Agropecuária, destacou o estudo da CNA para traçar uma radiografia da situação e entender o tamanho do desafio.

“Para avançar neste tema das vicinais, é preciso um diagnóstico”, ressaltou. Segundo ele, o estudo traz detalhes regionais, e vai ajudar o parlamentar a ter uma situação mais precisa do seu estado.

Ele relatou que no seu estado há iniciativas bem-sucedidas com investimentos em pavimentação rural que beneficiaram diversos municípios paranaenses, especialmente os mais pobres, onde o agro é fundamental para a economia local.

Já o deputado Rafael Simões (União/MG), que também discursou na abertura, falou que a situação das estradas vicinais prejudica não só os produtores rurais, que têm dificuldades para entregar seus produtos, mas também as populações que vivem no campo.

Presidente da CNA entrega estudo a parlamentares que participaram do evento.
Presidente da CNA entrega estudo a parlamentares que participaram do evento.

“Não é só logística. Estamos falando da vida das pessoas, morar na roça é comer poeira na seca e enterrar a lama na época de chuva, essa é a realidade, e nós precisamos mudar essa realidade. Por outro lado, a logística é extremamente importante para o produtor rural, quer para receber seus insumos, quer para poder entregar os seus produtos”.

Painel - O evento contou ainda com um painel de apresentação do estudo, com o tema "Estradas Vicinais no Brasil: Diagnóstico, priorização e caminhos para a competitividade do setor agropecuário".

A apresentação levou em consideração três eixos: “Retrato das estradas vicinais no Brasil; Onde priorizar?”; “O Índice de Prioridade de Estradas Vicinais (IPEV) e as regiões mais críticas”; e “Quanto custa e quais caminhos seguir?”.

Thiago Guilherme Péra, coordenador geral do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Esalq-Log/USP, Daniela Bacchi Bartholomeu, pesquisadora Grupo Esalq-Log e a assessora técnica da CNA Elisangela Pereira Lopes abordaram o tema e responderam dúvidas dos participantes.

Thiago Guilherme Péra, coordenador geral do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Esalq-Log/USP
]Thiago Guilherme Péra, coordenador geral do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Esalq-Log/USP

"Estamos lançando esse estudo que tem relevância econômica, social e ambiental, além de infraestrutura, porque apenas 12,5% das estradas brasileiras são pavimentadas atualmente", destacou Elisangela. "Precisamos voltar às atenções para essas estradas que são esquecidas nos planos de governo”, reforçou.

Thiago Guilherme Péra apresentou o diagnóstico e as proposições do panorama, que segundo ele, é um tema que tem sido negligenciado. "Temos oportunidades para destravar os gargalos, trazendo benefícios para a sociedade", disse.

A pesquisadora da Esalq-Log, Daniela Bacchi, explicou que o panorama indica um investimento inicial para resolver os principais problemas atuais das vicinais pensando em atender o escoamento da safra.

O evento contou com a participação de diversos parlamentares que destacaram a importância do estudo e parabenizaram a CNA pelo olhar atento sobre as vicinais no país.

Encerramento - O presidente da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA, Mário Borba, encerrou o evento e frisou a importância do estudo.

"É função da CNA levar essas informações ao conhecimento de parlamentares, no Congresso, aos ministérios, para que conheçam um estudo tão detalhado e minucioso. Precisamos mostrar às autoridades e à sociedade o que estamos precisando na base, o que o produtor e a sociedade brasileira realmente precisam."

Borba finalizou reforçando que o estudo contribuirá ainda para melhorar a aplicação dos recursos públicos no desenvolvimento das vicinais.

FONTE/CRÉDITOS: CSN - Central Sul de Notícias - CNA
Comentários:
CSN - Central Sul de Notícias

Publicado por:

CSN - Central Sul de Notícias

A Central Sul de Notícias é uma moderna e conceituada agência de jornalismo do sul do país. Estamos presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de realizarmos cobertura jornalística no Brasil e No Mundo.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

A CSN agradece o seu contato. Como podemos ajudar....