Central Sul de Notícias - Integrando a notícia do Sul do País

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

Notícias/Mundo Jurídico

SETEMBRO LILÁS: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALZHEIMER

Doutora Fabiana Franz fala neste artigo sobre a conscientização da doença Alzheimer.

SETEMBRO LILÁS: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ALZHEIMER
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Dra. Fabiana Franz

- Você sabia que setembro é o mês de conscientização sobre a doença do Alzheimer? De acordo com a Lei 11.736/2008, o dia 21 de setembro foi escolhido como o Dia de Conscientização da Doença de Alzheimer, com o propósito de conscientizar a população brasileira sobre a importância da participação de familiares e amigos nos cuidados dispensados a pessoas que tenham a doença. Mas por que ter uma data destinada a esse tema?

A razão principal é que a nossa população está envelhecendo e com isso, crescem os índices de quadros demenciais na população. No Brasil, temos aproximadamente dois milhões de pessoas com algum tipo de demência e este número irá aumentar com o crescimento da expectativa de vida e da longevidade populacional.

Publicidade

Leia Também:

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, sem cura, que afeta majoritariamente pessoas idosas e de acordo com a Alzheimer´s Disease International (ADI), um em cada três profissionais da saúde acreditam de forma equivocada que a demência é uma consequência natural do envelhecimento e socialmente, há uma grande parte da população que acredita que pessoas que estejam nesta situação oferecem risco a outras pessoas, o que faz gerar o preconceito que não raras vezes é pior que os impactos da própria demência.

Portanto, é preciso falar sobre o tema. E mais, é preciso debater políticas públicas de saúde para enfrentamento da questão em razão de que ninguém está preparado para lidar com um ascendente ou companheiro com Alzheimer ou então, aos poucos perder a consciência de si mesmo.

Há um estigma, uma carência de informações e a existência de um dia reservado para o assunto fomenta uma maior conscientização sobre o tema, com o propósito de formar de uma sociedade mais amigável a pessoas que estejam nesta situação. É por meio da difusão do conhecimento e da conscientização que existirão maiores informações sobre o tema, com o enfrentamento a discriminação e ao isolamento, melhores tratamentos, melhoria de taxas de diagnóstico precoce, incentivo a pesquisas sobre o tema e inclusive, redução de riscos e ampliação de cuidados de pessoas que possuam o diagnóstico, com o propósito de formação de uma sociedade mais respeitosa e empática sobre o tema.

 

Pessoa Idosa OAB/PR 82.125 Instagram @fabiana.longhi @direitos_pidosas

Comentários:
CSN - Central Sul de Notícias

Publicado por:

CSN - Central Sul de Notícias

A Central Sul de Notícias é uma moderna e conceituada agência de jornalismo do sul do país. Estamos presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

A CSN agradece o seu contato. Como podemos ajudar....