Central Sul de Notícias - Integrando a notícia do Sul do País

Sexta-feira, 21 de Marco de 2025

Notícias/Internacional

Substâncias sintéticas mortais estão remodelando mercado de drogas

Grupos criminosos estão explorando lacunas de regulamentação para gerar compostos químicos que causam grandes danos à saúde e overdoses fatais; facilidade de produção e flexibilidade das técnicas de tráfico são pontos de preocupação.

Substâncias sintéticas mortais estão remodelando mercado de drogas
CSN - Unsplash/Sharon McCutcheon O uso de drogas entre os idosos tem aumentado a um ritmo mais rápido do que entre os grupos mais jovens, de acordo com a ONU
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

CSN - Central Sul de Notícias - ONU

Da Redação

Drogas sintéticas estão se tornando um problema mortal e uma ameaça para a saúde pública, segundo o Conselho Internacional de Controle de Narcóticos, Incb. Em seu relatório anual de 2024, o grupo de especialistas conclui que a proliferação de substâncias sintéticas está remodelando o mercado de drogas ilícitas.

Publicidade

Leia Também:

Grande número de overdoses fatais

A análise aponta que os grupos criminosos estão explorando lacunas de regulamentação para gerar compostos químicos que causam grandes danos às pessoas.

O Incb pede por uma estratégia abrangente e coordenada para combater a fabricação, o tráfico e o consumo ilícitos de drogas sintéticas.

Essas substâncias são mais fortes em potência e duração do que aquelas à base de plantas e estão causando um grande número de overdoses fatais todos os anos. Mesmo assim, a demanda está aumentando.

O presidente do Conselho Internacional de Controle de Narcóticos, Jallal Toufiq,
UN News
 
O presidente do Conselho Internacional de Controle de Narcóticos, Jallal Toufiq,

Facilidades na produção e no tráfico

As drogas sintéticas podem ser fabricadas e traficadas de forma fácil, com pouco conhecimento técnico ou científico. Além disso, não demandam mão-de-obra ou terra para cultivo, ao contrário das drogas à base de plantas.

A fabricação pode estar localizada em qualquer lugar e o mesmo equipamento pode ser utilizado para diferentes produtos. Os traficantes podem mudar as táticas de produção, movimentação e marketing para manter os custos operacionais baixos e as margens de lucro elevadas, bem como para reduzir os riscos de interdição.

O presidente do Incb, Jallal Toufiq, disse que “medidas duras” são necessárias para conter este problema, que está causando milhares de mortes e “danos incalculáveis ​​às comunidades”. Para ele, o ritmo acelerado de novas substâncias que surgem faz com que os atores criminosos estejam à frente dos mecanismos reguladores e das agências de aplicação da lei.

Como as drogas sintéticas são mais poderosas, os traficantes podem enviar remessas menores e mais fáceis de esconder. Os criminosos também estão utilizando drones e outras técnicas para transportar o produto.

Tendências na Europa e África

De acordo com o relatório do Incb, o mercado de drogas sintéticas na Europa deverá crescer devido ao iminente déficit no fornecimento de heroína, após a proibição do cultivo de ópio no Afeganistão, imposta em 2022 pelo Talibã.

A fabricação, o tráfico e o consumo de estimulantes do tipo anfetamina estão aumentando no Oriente Médio e na África, onde existem programas limitados de tratamento e reabilitação dos dependentes.

O continente africano continua sendo gravemente afetado pelo tráfico de drogas em geral, com evidências de um aumento do consumo de cocaína, por ser fazer parte do trajeto da droga rumo à Europa. Na União Europeia, os Estados-Membros comunicaram quantidades recorde de apreensões de cocaína pelo sexto ano consecutivo.

América e Ásia

Na América Central e no Caribe, o tráfico de drogas é considerado um obstáculo ao desenvolvimento e na América do Norte a crise dos opioides continua sendo um sério desafio.

Embora o Peru tenha registado a primeira diminuição do cultivo ilícito de coca em oito anos, o cultivo da Colômbia atingiu um novo máximo histórico em 2023.

No Leste e Sudeste Asiáticos o mercado ilícito de drogas sintéticas continua crescendo.

O Conselho Internacional de Controle de Narcóticos, criado em 1968, é um órgão independente e semi-judicial de monitoramento para a implementação das convenções internacionais de controle de drogas das Nações Unidas. 

FONTE/CRÉDITOS: Central Sul de Notícias - ONU
Comentários:
CSN - Central Sul de Notícias

Publicado por:

CSN - Central Sul de Notícias

A Central Sul de Notícias é uma moderna e conceituada agência de jornalismo do sul do país. Estamos presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

A CSN agradece o seu contato. Como podemos ajudar....