CSN - Central Sul de Notícias - IAP
Da Redação
O Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com a prefeitura de Toledo, no Oeste do Paraná, resgatou no final de fevereiro um cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) macho, de aproximadamente dois anos, no perímetro urbano do município. A equipe do órgão ambiental foi acionada por um morador da região, que encontrou o animal ferido, próximo a uma das rodovias que cortam o município.
Ele foi encaminhado para o Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS) de Cascavel, também no Oeste, para a realização de exames, que apontaram três diferentes fraturas – duas no crânio e uma no ombro –, causadas, muito provavelmente, por um atropelamento. “O animal vai ficar em observação e tratamento até que esteja saudável. Quando estiver apto, vamos realizar a soltura”, explicou o responsável pelo setor de Proteção Animal de Toledo, Tiago Pizatto.
Os animais resgatados passam por avaliação com médicos veterinários e, aqueles que estão em boas condições de saúde, são devolvidos à natureza, preferencialmente em regiões de mata fechada. Já os que apresentam lesões ou outros tipos de vulnerabilidade são encaminhados para reabilitação no CAFS de Cascavel, que é vinculado ao Centro Universitário de Cascavel (Univel).
Para pedir auxílio dos técnicos responsáveis pelos resgates em Toledo, o cidadão pode entrar em contato pelo WhatsApp (45) 99828-1232.
DENUNCIE – Ao avistar animais machucados, vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná.
Se preferir, outra opção é ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma breve e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes farão o atendimento.
Comentários: