Central Sul de Notícias - Integrando a notícia do Sul do País

Sexta-feira, 21 de Marco de 2025

Notícias/Internacional

Trem de alta velocidade mais rápido do mundo passa por testes de tipo em Beijing

Os novos trens estrearam em Beijing em 30 de dezembro de 2024. Eles são significativamente mais rápidos que os trens de alta velocidade CR400 Fuxing atualmente em serviço, que operam a uma velocidade de 350 quilômetros por hora.

Trem de alta velocidade mais rápido do mundo passa por testes de tipo em Beijing
CSN - Foto:Xinhua/Li Xin
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

CSN - Central Sul de Notícias - XINHUA

Da Redação

(Xinhua) -Os protótipos do trem de alta velocidade mais rápido do mundo, o CR450, com uma velocidade de teste de até 450 quilômetros por hora e uma velocidade operacional de 400 quilômetros por hora, estão agora passando por testes de tipo nas ferrovias de anel de Beijing para futuros serviços comerciais.

Publicidade

Leia Também:

   Os novos trens estrearam em Beijing em 30 de dezembro de 2024. Eles são significativamente mais rápidos que os trens de alta velocidade CR400 Fuxing atualmente em serviço, que operam a uma velocidade de 350 quilômetros por hora.

   Wang Feng, vice-presidente da produtora do trem, a CRRC Corporation Limited, enfatizou que o CR450 representa um salto abrangente na teoria, tecnologia, equipamentos, padrões e gerenciamento operacional de trens de alta velocidade, relatou o Science and Technology Daily na quinta-feira.

   Para atingir a velocidade operacional sem precedente de 400 quilômetros por hora, os engenheiros atualizaram a capacidade de tração, o desempenho dinâmico e os sistemas de pantógrafo, explicou Wang.

   O trem emprega um sistema de tração de ímã permanente resfriado a água, um bogie de alta estabilidade de nova geração e inovações em vários sistemas para sustentar suas operações de alta velocidade, de acordo com Wang.

   A segurança é reforçada pela tecnologia de controle de frenagem de emergência multinível e mais de 4 mil sensores de monitoramento a bordo. Eles rastreiam os principais sistemas, incluindo engrenagens, carroceria do vagão, pantógrafos de alta tensão, controle de trem e sistemas de detecção de incêndio, em tempo real. Um sistema "além do horizonte" também aprimorou o reconhecimento de emergências na via, disse ele.

   Em termos da economia de energia, um projeto de carenagem simplificada nos bogies reduz significativamente a resistência do ar, enquanto novas tecnologias e materiais leves reduzem o peso do trem em 10% e diminuem a resistência ao movimento em 22%, observou Wang.

   As técnicas de redução de ruído distinguem ainda mais o modelo. Sete tecnologias inovadoras, incluindo materiais de absorção de som e formas aerodinâmicas otimizadas, reduzem o ruído da cabine em 2 decibéis, oferecendo aos passageiros uma viagem mais silenciosa e suave, acrescentou.

   Além disso, as atualizações inteligentes permitem que o CR450 supere o desempenho de outros modelos em áreas como operação e controle, interação com o motorista, monitoramento de segurança e serviços aos passageiros, destacou ele.

Um funcionário realiza experimentos em um protótipo do trem-bala CR450 em Beijing, capital da China, em 25 de fevereiro de 2025. (Xinhua/Li Xin)
FONTE/CRÉDITOS: CSN - Central Sul de Notícias - XINHUA
Comentários:
CSN - Central Sul de Notícias

Publicado por:

CSN - Central Sul de Notícias

A Central Sul de Notícias é uma moderna e conceituada agência de jornalismo do sul do país. Estamos presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

A CSN agradece o seu contato. Como podemos ajudar....