CSN - Central Sul de Notícias - MSN
Da Redação
A nave fazia parte dos preparativos para o décimo voo do programa Starship, previsto para ocorrer até o final deste mês. Nas imagens divulgadas, é possível ver a nave estacionada em sua plataforma de lançamento, e, instantes após a ignição dos motores, uma grande explosão ocorre, engolindo a estrutura em chamas. Equipes de emergência foram rapidamente deslocadas até o local do incidente.
Em nota, a SpaceX confirmou que a Starship 36 “experimentou uma anomalia séria” durante o teste. “Uma zona de segurança clara foi mantida ao redor do local durante toda a operação, e todo o pessoal está seguro e contabilizado”, informou a empresa.
A SpaceX também declarou que sua equipe em Starbase está trabalhando para garantir a segurança do local e das áreas ao redor, em parceria com autoridades locais. “Não há riscos para os moradores das comunidades vizinhas, e pedimos que ninguém tente se aproximar da área enquanto as operações de segurança continuam”, acrescentou a companhia.
+ Clique aqui para ver o vídeo da explosão em câmera lenta
A explosão acontece poucos meses após a oficialização de Starbase como cidade, aprovada por moradores da região em maio deste ano. A proposta, liderada por Elon Musk, visa transformar o local em um polo dedicado à exploração espacial.
Com cerca de 3,9 km² de extensão, na divisa entre os Estados Unidos e o México, Starbase abriga a sede da SpaceX, centros de produção de foguetes e a principal plataforma de lançamentos da nave Starship. A cidade deve ser habitada majoritariamente por engenheiros, técnicos e funcionários ligados à empresa.
Comentários: