Central Sul de Notícias - Integrando a notícia do Sul do País

Quarta-feira, 19 de Marco de 2025

Colunas/Sônia Hutterer

- Refletindo - Nossas Vidas Dependem Delas

Reflexões causadas por livros, filmes, textos, fatos do cotidiano

- Refletindo - Nossas Vidas Dependem Delas
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Sônia Hutterer

Fone: (41)9671-5917

https://soniahutterer.blogspot.com 

Caros Amigos,

O tema de hoje é um dos temas centrais de minha vida.  Desde muito jovem sou apaixonada por árvores e por extensão, plantas, arbustos, flores, pássaros, insetos e verde, muito verde.

Leia Também:

Quando vejo uma árvore sendo cortada (e, ultimamente, vejo muitas...) ou maltratada, minha angústia é tal que, muitas vezes, irrompo em lágrimas.

Lembro-me nitidamente, com tristeza, quando estava na faculdade de psicologia em São Paulo nos fins da década de 90, havia no campus um pequeno bosque, o qual ficava em frente a algumas salas de aula.  Num dos anos, acho que no meu segundo ano, após um feriado prolongado (acho que foi carnaval), quando voltamos às aulas, o bosque fora totalmente eliminado - haviam arbustos, acho que umas duas árvores e muitas plantas e flores - para dar lugar a um outro prédio (hoje já construído).

Minhas colegas de classe admiraram-se do meu choro, quase desesperado - "São apenas árvores/plantas..." foi o que disseram.  O dia em que nós, humanos, percebermos que as árvores e as plantas são seres vivos, o planeta revigorar-se-á e poderemos desfrutar da natureza, a qual nos trará um pouco da tão almejada paz.

Há um livro muito bom chamado "A Vida Secreta das Árvores" de Peter Wholleben, onde o autor nos explica fatos desconhecidos da maioria de nós sobre árvores (óbvio!) , principalmente como elas se comunicam por baixo da terra através de suas raízes.

Todas as pessoas deveriam ler este livro para primeiramente, poderem entender a mudança climática do planeta.  Todos nós já estamos familiarizados com este problema onde o desmatamento constante é o grande causador do aquecimento global,entretanto há detalhes sutis que deveríamos conhecer, principalmente no quesito "árvores na cidade".

Curitiba, cidade onde escolhemos, meu marido e eu, vivermos até o fim dos nossos dias, já foi chamada de "cidade ecológica".  Hoje, depois de nove anos que moramos aqui, as coisas mudaram um pouco.  Infelizmente, no bairro onde residimos muitas árvores já foram cortadas - a cada seis ou sete meses, aproximadamente, uma árvore é retirada da rua - isso tem acontecido nos últimos três anos mais ou menos.  Como todos nós, moradores de Curitiba, já notamos, o clima mudou drasticamente.  Uma cidade onde chovia sempre e onde havia muito verde pelas ruas, hoje 2020 estamos vivendo o que eles (o governo, o povo, a mídia) chamam de "crise hídrica", isto é, o ano passado foi fraco em chuvas e este ano estamos com o programa de racionamento de água desde maio - o rodízio de abastecimento de água é realizado por bairros - 36 horas com água para 36 horas sem água (este período de 36 horas começou em setembro, antes era mais espaçado). E, pasmem, as árvores continuam sendo cortadas!

No livro mencionado, o autor explica que na cidade, as árvores precisam estar próximas para permanecerem saudáveis - não só para poderem comunicar-se e trocar informações através de suas raízes, como mencionei, mas também para protegerem-se em dias de tempestades e muito vento.  Quando estão sós numa quadra, por exemplo, caem facilmente e tornam-se árvores doentes.

Sem contar que árvores capturam o gás carbônico da atmosfera e nos devolvem oxigênio - ou seja, elas se alimentam das impurezas do ar e as transformam em oxigênio.  Quando pequena aprendi isto na escola e esse fato não mudou.  O que se aprende hoje na escola quando se estuda o ambiente? Ou não se estuda mais a natureza e suas peculiaridades?

Há pouco tempo descobri um buscador na Internet que toda vez que você o usa, eles plantam árvores em várias partes do mundo: www.ecosia.org. Já o instalei e o uso sempre que preciso pesquisar algo.  Se você entrar no site deles, eles mostram aonde as árvores são plantadas - plantam árvores inclusive no Brasil.

Num TED de Thomas Crowther, descobri outras coisas interessantes sobre árvores.  Ele criou uma empresa chamada Restor (www.restor.eco), a qual restaura ecossistemas no mundo.  

A perda de florestas no planeta acarreta o aumento de gás carbônico na atmosfera.  O oxigênio só existe na Terra graças às plantas, as árvores, o verde, por causa da fotossíntese.

Fotossíntese significa síntese pela luz, sendo o processo pelo qual plantas, algas e algumas bactérias utilizam a energia luminosa para produzir matéria orgânica.  A fotossíntese é o principal meio de produção de energia dos seres autotróficos.  Esse processo geralmente utiliza gás carbônico (CO2) e água (H2O) para a produção de matéria orgânica na forma de glicídios (principal fonte de energia para os seres vivos, estando presentes em diversos tipos de alimentos, tais como mel, cana, leite, frutos), a qual servirá de alimento para o organismo liberando também gás oxigênio (O2) para a atmosfera no processo. Praticamente todo o oxigênio que compõem a atmosfera atual da Terra é resultado da fotossíntese.

Autotrofismo ou nutrição autotrófica é definido como a capacidade do ser vivo de sintetizar seu próprio alimento a partir de material inorgânico. (www.infoescola.com/biologia/fotossintese).

Em suas pesquisas, Thomas Crowther afirma que a monocultura (cultura exclusiva dum produto agrícola, por exemplo, plantação de eucaliptos para produção de papel), não é um ecossistema pois não há pássaros, nem insetos, nem animais. Sua ideia é a restauração de florestas com espécies variadas onde haja vida, pássaros, insetos, fungos e troca de nutrientes.  Assim sendo cada jardim que possua diferentes tipos de plantas, árvores ou flores é um ecossistema e deveria ser preservado.

Esse assunto me é tão prazeroso e cheio de novidades, que terei que voltar a ele num texto futuro.

Reflitamos: Agora que conhecemos mais profundamente o fato de que as árvores são nosso futuro e que sem elas não há oxigênio, o que podemos fazer para minorar o desmatamento?

Até semana que vem!

FONTE/CRÉDITOS: CSN - colunista Sônia Hutterer
Comentários:
Sonia Hutterer - Psicóloga

Publicado por:

Sonia Hutterer - Psicóloga

- " Sônia Hutterer, Psicóloga Clínica Junguiana e Radiestesista Terapêutica. Residente em Curitiba-PR - Como observadora do cotidiano, mantenho desde 2020 o Blog "Refletindo", onde escrevo sobre: Hábitos - Livros - Filmes e Cultura em Geral" -...

Saiba Mais

Veja também

Baixe o Aplicativo - CSN Central Sul de Notícias
Baixe o Aplicativo - CSN Central Sul de Notícias

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

A CSN agradece o seu contato. Como podemos ajudar....