CSN - Central Sul de Notícias - Secom
Da Redação
Teatro, literatura, cinema e colagem preenchem a programação cultural do fim de semana em Curitiba. Entre sexta (30/5) e domingo (1/6), espaços da Fundação Cultural e instituições parceiras oferecem atividades para todos os públicos, com atrações pagas e gratuitas.
Cinema argentino e poesia visual
Na sexta-feira (30/5), o Cineclube do Centro Cultural da Espanha exibe, na Cinemateca, o filme A Janela, do diretor Carlos Sorin. O longa argentino acompanha o último dia de vida de Antonio, um escritor idoso que aguarda a visita do filho em uma fazenda na Patagônia.
No mesmo dia, às 16h, o artista visual Adriano Catenzaro conduz a primeira oficina da série Quando Chove Lá Fora, na Gibiteca de Curitiba. Inspirada em seu livro Chove Lá Fora, a atividade convida participantes a criarem colagens autorais que resgatem memórias e afetos relacionados à infância e à cidade de Curitiba. Haverá também sessões no sábado (31/5), às 10h e às 14h (esta última já com vagas esgotadas).
Oficinas para jogos e criação poética
Quem gosta de escrever pode participar da oficina Como Sair da Frente do Poema, conduzida por Marcelo Ariel, poeta com 30 anos de trajetória. A atividade ocorre na sexta (30/5) e no sábado (31/5), na Casa da Leitura Wilson Bueno. A oficina oferece certificado aos participantes e as inscrições devem ser feitas via formulário.
Para os criadores de games, no sábado (31/5), das 9h às 12h, ocorre na PUCPR um curso gratuito sobre elaboração de projetos para editais culturais, voltado especialmente para desenvolvedores de jogos.
Últimas sessões em dança e teatro
No sábado (31/5) e domingo (1/6), o espetáculo Plumaje encerra temporada no Auditório Antônio Carlos Kraide, no Portão Cultural. A peça, encenada por Ailén Roberto, é baseada em narrativas orais de povos originários da América do Sul, como yanomami, tehuelche e quechua. A montagem traz à cena a personagem Noite, que costura contos sobre a origem do mundo, dos animais e da própria noite. As sessões são gratuitas e com classificação livre.
O espetáculo Memini, com Fernanda Verardo e Marina Cervo, encerra a Mostra Solar de Dança no domingo (1/6), às 19h30, na Casa Hoffmann. Com audiodescrição disponível, a peça reflete sobre afetos, gestos e o tempo da memória.
Atividades para toda a família no Teatro da Vila
O sábado (31/5) será de diversão para todas as idades no Teatro da Vila, na CIC. A partir das 14h, o espaço oferece brinquedos gigantes, oficina de cartões para o Dia de Quem Cuida de Mim e, às 15h, o espetáculo Baquetinhá, do Grupo Baquetá, com muita música e interação. A pipoca também está garantida e é gratuita.
Flamenco no Capela Santa Maria
No sábado (31/5) e domingo (1/6), às 18h30, a Orquestra à Base de Sopro convida o violonista Murillo da Rós para um concerto dedicado ao flamenco. A apresentação, no Espaço Cultural Capela Santa Maria, mescla estilos como bulerías, tangos e sevillanas.
Exposição em cartaz
Durante todo o fim de semana, o Memorial de Curitiba abriga a exposição Marcas dos Ateliês, com obras de artistas que passaram pelo Museu da Gravura Cidade de Curitiba. A mostra resgata a memória dos ateliês como espaço de produção coletiva
Agenda cultural
Sexta (30/5) a domingo (1/6)
Exposição Marcas dos Ateliês
9h às 12h e 13h às 18h (sexta-feira) e 9h às 15h (sábado e domingo)
Local: Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 - São Francisco)
Classificação: livre
Entrada: gratuita
Sexta-feira (30/5)
16h – Oficina Quando Chove Lá Fora
Local: Gibiteca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro)
Classificação: livre
Entrada: gratuita
17h – Filme A Janela (Carlos Sorin)
Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.174 – São Francisco)
Classificação: livre
Entrada: gratuita
13h30 às 17h30 – Oficina Como Sair da Frente do Poema
Local: Casa da Leitura Wilson Bueno (Avenida República Argentina, 3.430)
Classificação: 18 anos
Inscrições NESTE LINK
Comentários: