CSn - Central Sul de Notícias - Faapa
Da Redação
Abidjan, 3 de março de 2025 (AIP) - A ministra da Economia, Planejamento e Desenvolvimento da Costa do Marfim, Nialé Kaba, está classificada entre as 50 mulheres africanas mais influentes, segundo a revista Forbes.
Em uma edição "especial" publicada como parte do mês de março, dedicada à celebração dos direitos das mulheres, a revista Forbes destacou as 50 mulheres africanas mais influentes, incluindo a Ministra Kaba Nialé, que simboliza competência e perseverança a serviço do desenvolvimento econômico da Costa do Marfim, segundo a revista.
A Sra. Kaba faz, portanto, parte de uma "seleção de prestígio" que destaca figuras femininas excepcionais que trabalham em setores-chave como finanças, política, moda, tecnologia, ciência e indústria. Estas mulheres, “modelos para as jovens líderes do amanhã (…) estão a fazer África brilhar e a quebrar o tecto de vidro”.
A ministra marfinense responsável pela economia se encontra ao lado de mulheres como Bella Disu, estrela da tecnologia e filantropa nigeriana, Shirley Billot, criadora da Kadalys, e Kelly Massol, fundadora da Secrets de Loly.
Ministra do Planejamento e Desenvolvimento desde 2016, Nialé Kaba deixou sua marca em cargos estratégicos, incluindo o de Ministra da Economia e Finanças, que ocupou de 2012 a 2016. Primeira mulher marfinense a chefiar este ministério, Nialé Kaba desempenhou um papel fundamental na transformação econômica do país. Sob sua liderança, a Costa do Marfim cresceu a uma taxa média de 9% ao ano, tornando-se uma das economias mais dinâmicas do continente.
Ela liderou a limpeza das finanças públicas, obteve a primeira classificação financeira do país pela Moody's e Fitch e orquestrou a primeira captação de recursos em mercados internacionais.
Internacionalmente, destacou-se ao presidir o Conselho de Governadores do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) entre 2019 e 2020, período marcado por um aumento histórico de 125% no capital da instituição, passando para US$ 225 bilhões. Uma mulher visionária e líder inspiradora, Nialé Kaba continua sendo um modelo de sucesso e comprometimento para a Costa do Marfim e além.
Nialé Kaba é formada pela Escola Nacional de Estatística e Administração Econômica (ENSAE) em Paris e pela Universidade Panthéon-Sorbonne. Ela também possui experiência reconhecida em gestão de política econômica, adquirida no Instituto do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Comentários: