CSN - Central Sul de Notícias |Olympics
Da Redação
O título do ATP de Buenos Aires (AR) impulsionou João Fonseca no ranking mundial. E mais uma vez, o carioca de 18 anos atinge a melhor marca da carreira. O novo número 1 do Brasil , saltou 31 posições e agora é o 68º do ranking mundial.
Fonseca é também o jogador mais jovem no top 100 do ranking mundial e o único nascido em 2006. Os outros dois mais jovens são o tcheco Jakub Mensik, 45º do mundo, e o norte-americano Learner Tien, 80º colocado, ambos de 19 anos.
Foi no Rio Open que João Fonseca colecionou autógrafos de Rafael Nadal e outras estrelas quando criança. Também neste torneio ele já foi sparring de nomes como Carlos Alcaraz. Disputou o qualifying e ano passado a chave principal, chegando às quartas de um ATP 500 aos 17 anos. Em 2025, ele retorna como maior de idade, campeão de ATP e com status de ídolo nacional.
“Muita coisa mudou do ano passado para cá. No ano passado eu era um menino que estava começando, e agora chego como alguém que tem conquistado coisas muito legais”, disse Fonseca em encontro com a imprensa no início do mês.
Fonseca foi extremamente humilde ao descrever seus feitos desde então como “coisas legais”. O carioca subiu mais de 600 posições no ranking mundial, foi campeão de dois Challengers na quadra dura, venceu partidas pela Copa Davis, faturou o Next Gen ATP Finals de forma invicta, eliminou o número 9 do mundo Andrey Rublev na primeira rodada do Australian Open em sets diretos e debutou no top 100.
Neste domingo, Fonseca tornou-se o brasileiro mais jovem a conquistar um título de ATP, derrotando quatro argentinos no 250 de Buenos Aires. Salvou match-points, virou partidas e ganhou o público local.
"Semana incrível, mesmo na Argentina havia brasileiros torcendo por mim. É incrível. Todo brasileiro quer esse apoio do seu país. Para mim, esse momento é inacreditável", afirmou.
Veja como está o top 10 dos brasileiros na ATP
João Fonseca – 68º (+31)
Thiago Wild – 75º (+2)
Thiago Monteiro – 99º (+1)
Felipe Meligeni – 149º
Gustavo Heide – 162º (-3)
Karue Sell – 268º (+3)
Matheus Alves – 283º (+1)
Daniel Dutra da Silva – 320º (+1)
Matheus Pucinelli – 337º (-2)
Pedro Sakamoto – 338º
Leia na íntegra no site do TenisBrasil…
Comentários: