Central Sul de Notícias - Integrando a notícia do Sul do País

Sabado, 19 de Abril de 2025

Notícias/Polícia

Polícia Federal e Receita fazem operação para repressão ao contrabando

Alvos são de grupo criminoso que introduz eletrônicos importados no país sem pagar impostos e os vende em lojas de shopping centers

Polícia Federal e Receita fazem operação para repressão ao contrabando
CSN - Foto: Comunicação Social da Polícia Federal no Pará
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

CSN - Central Sul de Notícias - Polícia Federal

Da Redação

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, deflagra nesta quarta-feira (2/4) a Operação SIN TAX, com o objetivo de reprimir os crimes de contrabando e descaminho de produtos eletrônicos e de lavagem de capitais. A suspeita é de uma organização criminosa especializada na importação e no comércio fraudulento de aparelhos eletrônicos nos estados do Pará e Piauí.

Publicidade

Leia Também:

Estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão: 10 em Belém e um em Teresina/PI, com participação de 16 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal.

As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal do Pará, que também determinou o sequestro e o bloqueio patrimonial no valor de R$ 6,4 milhões.

A investigação revelou uma organização criminosa que atua na importação clandestina, no transporte, no depósito e na comercialização de eletrônicos, como drones e celulares de alto custo, frutos de descaminho. Após entrarem no país, os produtos eram vendidos em cinco lojas; quatro de Belém e uma de Teresina, incluindo em shopping centers.

Foram identificados ainda padrões de sonegação fiscal e indícios de lavagem de capitais, como a constituição de empresas com sócios sem lastro econômico-fiscal, sendo todas vinculadas ao líder da organização.

A investigação é desdobramento de duas ações da PF: a Operação Mercador Fenício, de novembro de 2022; e de uma prisão em flagrante em dezembro de 2023, de um viajante no Aeroporto Internacional de Belém, que tentou entrar no país com diversos aparelhos eletrônicos, sem os procedimentos de importação regular e o recolhimento dos tributos devidos.

FONTE/CRÉDITOS: CSN - Central Sul de Notícias - Polícia Federal
Comentários:
CSN - Central Sul de Notícias

Publicado por:

CSN - Central Sul de Notícias

A Central Sul de Notícias é uma moderna e conceituada agência de jornalismo do sul do país. Estamos presentes nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

A CSN agradece o seu contato. Como podemos ajudar....