Central Sul de Notícias - no Brasil e no Mundo

Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Notícias/Curitiba

Curitiba realiza VI Conferência Municipal de Políticas para Mulheres

A conferência tem como tema Democracia, Diversidade e Territórios para todas as mulheres e é organizada pela Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Curitiba realiza VI Conferência Municipal de Políticas para Mulheres
CSN VI Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. Curitiba, 27/06/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

CSN - Central Sul de Notícias - Agência Gov | Via Fiocruz

Da Redação

Com auditório lotado e presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a VI Conferência Municipal de Políticas para Mulheres foi iniciada na noite de sexta-feira (27/6), no Setor de Tecnologia da UFPR, no Centro Politécnico. O evento, promovido pela Prefeitura de Curitiba, segue até às 18h deste sábado (28/6) com expectativa de reunir mais de 200 participantes em debates sobre igualdade de gênero, diversidade e políticas públicas voltadas às mulheres. 

Publicidade

Leia Também:

A conferência tem como tema Democracia, Diversidade e Territórios para todas as mulheres e é organizada pela Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. 

“Essa escuta é fundamental para que nós, gestores, possamos acertar naquilo que é necessidade das mulheres, e criar políticas públicas que cheguem a quem precisa. É um espaço de participação democrática, que já começou com as pré-conferências realizadas nas dez regionais de Curitiba. Por isso, é também um momento de comemoração e de compromisso”, afirmou a secretária municipal da Mulher e Igualdade Êtnico Racial de Curitiba, Marli Teixeira.

Durante a conferência estão sendo debatidos 7 eixos relacionados aos direitos das mulheres. A partir deles serão construídas propostas para implementar a política pública para mulheres no município, por meio do novo plano municipal, assim como elencadas propostas para serem incorporadas aos Planos Estadual e Nacional de Políticas para mulheres.

Neste sábado (28/6), as atividades seguem com painéis de discussão, grupos de trabalho e a eleição da delegação que vai representar Curitiba na V Conferência Estadual de Políticas para Mulheres. 

A ministra Márcia Lopes ressaltou a importância da retomada do espaço de diálogo e escuta. “Essa conferência, que volta a ser realizada após 10 anos, com o objetivo da busca de mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas as mulheres, e vocês aqui em Curitiba estão demonstrando esse compromisso”, disse.

Compuseram a mesa de abertura da Conferência a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre dal Ponte, a secretária municipal da Mulher e Igualdade Êtnico Racial de Curitiba, Marli Teixeira, a presidenta do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná, Ivanete Xavier, a presidenta do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres de Curitiba, Ângela Sarneski, a vice-reitora da Universidade Federal do Paraná, UFPR, Camila Fachin, e representando a Câmara Municipal de Curitiba e a Procuradoria da Mulher da Câmara, a vereadora Vanda de Assis. Também estiveram presentes as vereadoras Camila Gonda, Laís Leão, Meri Martins e Giorgia Prates.

FONTE/CRÉDITOS: CSN - CSN - Central Sul de Notícias
Comentários:
Correia Lacerda | Jornalista

Publicado por:

Correia Lacerda | Jornalista

Jornalista formado pela Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos - Atualmente reside em Portugal, Lisboa, correspondente há 3 anos da Agência de Notícias - CSN - Central Sul de Notícias

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

A CSN agradece o seu contato. Como podemos ajudar....